BANNIERE ORIGINAL TAYGRA BRASILdrapeau taygra bresil Bemvindos ao site da TAYGRA !!! drapeau taygra bresil

Capoeira


A Capoeira é uma arte ancestral que chegou da Africa junto com os escravos negros, nas costas Nordestinas do Brasil, como por exemplo o estado da Bahia, aonde eles foram enviados em grandes quantidades para trabalhar na agricultura (canaviais) que fez a riqueza dos primeiros fazendeiros.

A origem dela vem do Batuque e do N'golo (dança do zebra), que se encontravam na Africa, especialmente em Angola. Com o passar do tempo, a Capoeira virou uma arte 100% Brasileira.

A Capoeira não tem uma definição mais tem muitas. Para simplificar, é um tipo de esporte que junta dança, arte marcial e ginastica. Para praticar-a se necessita ser ligeiro, forte e controlar o seu corpo e suas emoções. A Capoeira é um jogo alegre aonde os golpes nao estam dados para não machucar, os jogadores lutam num espirito bom e respeituoso.

O desenvolvimento da Capoeira ocorreu nas fazendas, aonde a luta era proibida, e a Capoeira era considerada como dança, e tambem não estava tão perta que a Capoeira de hoje. Esse momento de alegria e de resgate da cultura desses grupos era tambem uma preparação fisica caso eles poderiam ganhar a liberdade. Historias da cultura brasileira contam as revoltas de uns grupos de escravos que se tornaram livres e viveram numas aldeias chamadas "Quilombos", e ficaram treinando e lutavam bravamente contra quem os-impediram de viver livres e em autarcia. O lider mais famoso dessa historia foi o rei Zumbi.

Alem da luta, esse esporte mistura arte, dança e musica. O instrumento principal é o Berimbau, que ritma a dança dentro da roda. Ele é geralmente acompanhado de pandeiro(s), atabaque, agogo e recoreco, assim como dos cantos tradicionais e a batida de palmas.

Existe 2 tipos de Capoeira : a Capoeira Angola e a Capoeira Regional.

A Capoeira "Angola" tem movimentos baixos e lentos proximos ao chão. A referencia é o Mestre Pastinha, e essa capoeira tem tradição de usar sapatilhas, no Brasil como no exterior. A Capoeira "Regional" é uma criação mais moderna do Mestre Bimba, que conservou o espirito da capoeiragem mais pondo velocidade, e usando golpes e tecnicas de outras diciplinas como ginastica, artes marciais, afim de desenvolver uma capoeira mais espectacular, com movimentos mais altos, saltos mortais...

A Capoeira é um dialogo artistico entre os praticantes que se afrontam numa roda musical, e ajuda ao desenvolvimento do equilibrio, da coordenação, criatividade e da percepção atravès da improvisação.

Hoje em dia depois de tanta luta atraves do seculos para conseguir reconhecimento, a Capoeira virou simbolo do Brasil, esta presente em mais de 120 pais, foi reconhecida como patrimonio cultural da humanidade pelo UNESCO e passou como o esporte o mais completo na frente da nataçao. Alem disso, ela ajuda muitas crianças em dificuldades a encontrar um caminho certo, a ficar afastado da droga, da turma de ladrões, e a voltar a estudar...

TAYGRA & a Capoeira

Essas sapatilhas macias, leves e confortaveis foram naturalmente adotadas pelos Capoeiristas. TAYGRA tem orgulho de virar embaixadora da Capoeira no Brasil e no restante do mundo. Ela patrocina alguns eventos de Capoeira, é patrocino da Associação Abolição Capoeira na França e toma parte nos projetos sociais importantes dela no Brasil.

Capoeiristas professionais no estado da Bahia - Bloco da Capoeira na abertura do Carnaval de Salvador em 2008

Uma novidade na historia do Carnaval Brasileiro e um grande successo

Capoeiristas lutando contra Mestre Salario Minimo, lenda viva porque aluno de Mestre Bimba, o criador da Capoeira "Régional"
A Capoeira estrelou no percurso de Campo Grande em Salvador - TAYGRA nao podia faltar ao evento
Roda de Capoeira de rua em Praia do Forte